sexta-feira, 21 de novembro de 2008

LEITURA DE MARÇO 2008

ATORES: YUMARA RODRIGUES E DIOGO LOPES FILHO
VIOLONISTA: CLÁUDIO LUZ
TEMA: LOUCURA
"Vi-me afastada do centro de alguma coisa que não sei dar nome, nem por isso irei a sacristia, teófaga incestuosa, isso não, eu hillé também chamada por ehud, A Senhora D, eu nada, eu nome de ninguém, eu a procura da luz numa cegueira silenciosa. Derrelição Ehud me dizia, Derrelição - pela última vez Hille, Derrelição quer dizer desamparo, abandono.
Daqui por diante te chamo A senhora D, D de Derrelição, ouviu?
Desamparo, abandono, desde sempre a alma em vaziez (pausa), buscava nomes, tateava cantos, vincos, acariciava dobras, quem sabe se nos frisos, nas torçuras, nos visíveis cotidianos, um dia eu vou compreender, Ehud, compreender o quê?
Esses porquês!
Escute Senhora D, se ao invés desses tratos com o divino, desses luxos do pensamento, tú me fizesses um café, hen?
Agora que Ehud morreu vai ser mais difícil viver no vão da escada.
Quando Ehud morreu morreram também os peixes do pequeno aquário, então eu recortei dois peixes pardos de papel, estão comigo aqui no vão da escada, no aquário dentro d’agua, não os mesmos, a cada semana recorto novos peixes de papel pardo, não quero mais ver coisa muito viva, peixes lustrosos não, nem gerânios maçãs romãs, nem sumos, suculências...
Engolia o corpo de Deus a cada mês, engolia o corpo de Deus, devo continuar? engolia porque acreditava, mas nem por isso compreendia, olhava o porco-mundo e pensava: Aquele nada tem a ver com isso. Este aqui nada tem a ver com isso. Engolia fundo, salivosa lambendo e pedia: que eu possa compreender, só isso. Só isso Senhora D? Compreender o jogo brinquedo do menino louco, pensa um pouco, Hillé, pensa no sinistro lazer de uma criança louca, ou pensa em crianças brincando como gatinhos, como ratos, com tristes cadelas vadias, que sabemos nós das criancinhas?"
(A Obscena Senhora D de Hilda Hilst - 1982)
CADERNOS DE NIJNSKI
Gosto de música.Mas, não a música do intelecto. Música máquina. A música que tem sentimento é Deus. Gosto dos Músicos que dançam com os sentimentos.Eu danço com o sentimento.Conheço as artimanhas...
Escreverei a verdade.Eu sou o princípio.Eu sou a verdade.Eu sou a consciência.Eu sou o amor para todo mundo.Eu sou um bandido, pois mato a inteligência dura.Não quero saber de intelectualidade.Quero o razoável.Gosto das pessoas inteligentes, por isso não vou matá-las com revolver.Eu sou Deus.Eu não sou um revólver.Eu sou amor.Quero enviar uma carta ao doutor Frankel.Vou escrever essa carta neste caderno, e não em papel de carta:
Caro amigo Frankel.Eu o ofendi, mais não queria ofendê-lo, pois o amo.Eu lhe quero bem,por isso fingi estar loco.Queria que me sentisse.Não me sentiu, pois pensa que eu sou louco.Finjo estar nervoso para vc sentir que eu não estou nervoso.Eu sou um homem que finge.Eu sou a política de Cristo.Sou cristo.Não gosto de Zombarias.Eu não sou ridículo.Amo todo mundo, e amar todo mundo não é uma coisa ridícula.Eu o conheço.Você sente.Você não ama as coisas que são calmas, pois seus nervos são fracos.Meus nervos são sólidos.Não admito campanha de propaganda para extermínio das pessoas nervosas.Gosto de fogo que aquece.Sei que sem fogo não é possível aquecer, por isso peço a todos que me ajudem.Não é preciso organizar.Eu sou Deus.Quero o amor.Toda a coisa deve amadurecer.Não gosto de abcessos.Quero destruí-los.O abcesso é uma coisa horrível.Quando um abcesso estoura,dói e depois deixa um buraco de onde esconde o sangue.Agi mal para que o doutor me ajudasse.Não sou abcesso, sou amor.Conheço o perigo.Perecer é uma coisa horrível.Eu não quero me corrigir.Eu sou mau, pois quero o bem.Não tenho medo de nada.Tenho medo da razão.Quero a morte do intelecto.Minha mulher não ficará louca se matar seu intelecto.O doutor pensa que eu construo tudo sobre o sentimento, por isso pensa que eu sou desarrazoado.O Homem que contrói tudo sobre o sentimento não é horrível.Seus sentimentos são horríveis.Agora para finalizar escreverei versos que não estão prontos.Não gosto de preparar versos, por isso abandonei uns versos que não estava sentindo.Quero escrever versos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário